A Nacional serviu como embasamento para três projetos de pesquisas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O primeiro, consiste em avaliar as propriedades das selas usadas no Mangalarga Marchador.
De autoria da Gestora em Equinocultura, Barbara Klein e coordenado pela professora Adalgiza Carneiro, o estudo intitulado “Características quantitativas e qualitativas das selas utilizadas na raça Mangalarga Marchador e avaliação de selas para elaboração de matrizes com medidas ideais”, coletou durante a exposição medidas de mais de 130 selas.
De acordo com a autora, a pesquisa buscará viabilizar a construção de selas que priorizem as medidas e características do Marchador, trazendo conforto e bem-estar aos animais, “A ideia é que ao final sejam apresentados modelos com medidas, tamanho, e formato ideais para o Mangalarga Marchador, para que as selas não interfiram na qualidade da apresentação dos animais”, informou.
Os próximos passos serão novas mensurações, com os animais participantes do Campeonato Brasileiro de Marcha – CBM Unificado, que este ano ocorrerá em Brasília (DF).
Em breve
Pesquisadores que buscam os indicadores comportamentais do bem-estar em equinos da raça Mangalarga Marchador também estiveram no parque durante os 12 dias de exposição. Eles coletaram dados para tese de mestrado, que será defendida em breve. Palco de apresentação dos cavalos atletas, a Nacional também foi oportuna para a coleta de dados da tese de mestrado que consistirá na “caracterização clínica e imaginológica do dígito e da articulação metacarpo falangeana dos membros toráxicos de equinos de Mangalarga Marchador de alto rendimento”.
Fonte: ABCCMM