732cbff8-9e0a-4aac-b0a2-09c58f423e30
Raspagem após o banho 

A raspagem do pelo do animal após um banho com shampoo de qualidade é importante para tornar o pelo dos animais mais brilhantes.

Pelagem de inverno

Conforme os dias vão encurtando, a redução do período luminoso desencadeia o processo de crescimento da pelagem de inverno nos cavalos. Esse mecanismo ocorre mesmo que as temperaturas não baixem muito, como é o caso de alguns lugares do Brasil porque é relacionado mais com a luminosidade do que com a temperatura.

Os pelos são uma excelente proteção natural para o animal, mas se a intenção é continuar trabalhando esse cavalo durante o inverno, é preciso tomar alguns cuidados. Um cavalo peludo requer mais escovação, além disso seu cavalo vai levar mais tempo para secar o suor ou a ducha, mesmo depois de um trabalho leve, podendo levar a problemas respiratórios, de pele e frieiras nas patas por excesso de umidade.

A melhor solução é tosando a pelagem de inverno. Entretanto a tosa implica em certas responsabilidades. Uma vez que você retirou a defesa contra o frio de seu cavalo, você é
responsável pela correta colocação e utilização das capas para protegê-lo. Essas capas podem ser mais leves ou mais pesadas conforme o local do Brasil onde você vive.

Alguns proprietários evitam a ocorrência da pelagem de inverno mantendo o cavalo com 10 horas de luz diárias. É só instalar  um timer em sua cocheira para que ligue uma lâmpada de 200 Watts um pouco antes do sol se pôr, mantenha o total de 12 horas de luz diárias sobre ele e depois desligue, você não terá problemas com pelagem de inverno. (Por exemplo: se o sol nasceu às 7:30h e se pôs às 17:30h, você tem 10 horas de luz natural. Assim basta manter mais 2 horas de luz na cocheira, ligando às 17:30 e desligando às 19:30h). Essa é uma técnica que funciona bem de São Paulo para cima.

Hora do Banho!
Antes de começar o banho, verifique a transpiração e a respiração do animal. Estes dois fatores devem estar normais, caso contrário, o contato da água fria com o corpo do cavalo, pode causar um choque térmico.
O banho ideal dura em média de 15 a 20 minutos. Comece sempre de baixo para cima, molhe bem as patas, passe para as pernas e depois, molhe a barriga em toda sua extensão. Lave as partes sexuais, suba para a garupa e siga vagarosamente em direção à cernelha.
Depois de molhar o pescoço, passe para a cabeça. É indispensável limpar o focinho e o chanfro suavemente. Se o cavalo não permitir que você use a escova, tente uma esponja ou use simplesmente as mãos.
Para lavar a cabeça do animal, diminua a pressão da água. Deixe a água escorrer entre as orelhas. Se o animal estiver assustado, deixe ele olhar a ducha por algum tempo.

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta