No pior cenário, o animal sentiria bastante dor, chegando a demostrar sinais de claudicação, definida, por muitos autores, como sendo uma alteração do movimento normal do cavalo, podem aparecer associadas, entretanto, a mais comum é a de origem dolorosa.

Essa enfermidade acomete principalmente animais com cascos claros (brancos) que geneticamente são mais fracos, entretanto também pode estar associados à falta de nutrientes (principalmente vitamina B5) na alimentação responsáveis pelo produção correta do casco. Pode ocorrer também em regiões que a umidade do solo é constante, fragilizando assim o casco do animal. Essa técnica é muitas vezes criticadas por pessoas leigas, sem o conhecimento fisiológico do animal, em momento algum a inserção dos parafusos causará dor ao animal, o profissional que está apto deve ser bastante cauteloso pois o parafuso que dá suporte a braçadeira não pode passar o casco e chegar nas lâminas do casco, assim acometerá sérios problemas ao animal.

O procedimento é amplamente ensinado em faculdades, pois é a forma simples e barata de salvar o animal.

casco cavalo danificado
Na foto vemos o início do problema, resultado da lesão e em último plano o começo da cicatrização. Imagens: Alvaro Mendes de Resende, Médico Veterinário

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta