“A RAÇA NACIONAL”

Revitalização da marca

A Diretoria da ABCCMM decidiu que, a partir de 2015, documentos, produtos, papelaria, impressos, estandes e material promocional da entidade a serem confeccionados deverão conter a nova logo da Associação, que foi revitalizada. O objetivo é valorizar o novo título “A Raça Nacional” que o cavalo Mangalarga Marchador conquistou no ano passado, a partir da Lei 12.975, sancionada pela presidente Dilma Roussef.

AUDIÊNCIA PÚBLICA

Equinocultura em debate

Com o objetivo de discutir a situação da Equinocultura no Estado de Minas Gerais, a Comissão de Política Agropecuária e Agroindustrial da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realizou audiência pública sobre o tema em 8 de abril de 2015.

Requerida pelos deputados Fabiano Tolentino (PPS), Emidinho Madeira (PTdoB), Nozinho (PDT) e Inácio Franco (PV), a reunião contou com presença de criadores, profissionais e representantes de associações das diversas raças de cavalos, e ainda com o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, João Cruz Reis Filho. A ABCCMM foi representada pelo diretor executivo da Escola Nacional de Árbitros, Tiago de Resende Garcia.

Temas abordados

Presidente da comissão, deputado Fabiano Tolentino destacou o número significativo de empregos que o setor da Equinocultura gera e enfatizou a relevância das raças de andamento marchado, diferencial que segundo ele tem atraído o mercado internacional.

O secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, João Cruz Reis Filho anunciou a permanência e preservação do Parque da Gameleira, ficando de agendar para breve, uma segunda audiência pública para debater exclusivamente a situação do Parque da Gameleira. Em seu discurso, ele confirmou a realização da tradicional Exposição Estadual de Minas Gerais na primeira semana de junho de 2015, e pediu apoio aos criadores e associações para fazerem da feira, um grande evento do agronegócio.

Reivindicação da ABCCMM

O médico veterinário e representante da ABCCMM, Tiago Resende, levou uma reivindicação do presidente Magdi Shaat, que não pode participar do evento porque estava viajando: ele pede que o Estado estenda a isonomia na cobrança de ICMS também ao setor equino da mesma forma que vem sendo praticada com o gado registrado.

Atenção ao controle sanitário do Mormo, que dificulta a movimentação das exposições foi outra reinvindicação.

Regulamentação sanitária

Ao final da audiência foi proposto requerimento ao da Fazenda com o pedido de providências para a revogação do convênio ICMS 136/1993, para que permita aos estados elaborarem suas próprias regulamentações sobre a matéria e a simplificação, simultaneamente à redução de custos e fomento do segmento produtivo da Equinocultura

Outro documento encaminhado foi para o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) com o pedido de providências no sentido de alterar a regulamentação sanitária de equídeos, de maneira que seja permitida a utilização de apenas uma resenha para controle e fiscalização do Mormo e da Anemia Infecciosa Equina.

O deputado Fabiano Tolentino agradeceu a participação do Mangalarga Marchador. “Este é um momento especial e ímpar para nós, pois foi a primeira vez que discutimos as raças de equinos dentro da Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Um momento diferente em que a Comissão abre as portas para debater os diversos setores da cadeia produtiva do estado. Agradeço o apoio do presidente Magdi Shaat”, concluiu.

NOVO ASSOCIADO

Jogador de futebol

Marcos Luís Rocha Aquino, mais conhecido como Marcos Rocha, atual jogador do Clube Atlético Mineiro, é o mais novo associado da ABCCMM. Dia 8 de abril, o lateral direito visitou a sede da entidade, em Belo Horizonte, para preencher sua ficha de filiação. Durante a visita conversou com os funcionários da Associação e tirou fotos com alguns deles.

Natural de Sete Lagoas, o jogador de 26 anos, que saiu do Bela Vista, atuou também nas equipes do Uberlândia, CRB, Ponte Preta e América Mineiro. Chegou a integrar a Seleção Brasileira durante o Superclássico das Américas, em 2012.

PROJETO

Marchadores pela Vida

Estiveram reunidos na ABCCMM, dia 8 de abril de 2015, Antônio Lima Reis Jr (Haras Anglisa) e sua esposa Paula Gonçalves Reis, além de Andréa Manegat, esposa do associado Antônio Santos Silva (Haras da Figueira). Na oportunidade, eles, que são os idealizadores do Marchadores pela Vida, discutiram as últimas formalidades do projeto, como a revisão dos contratos de doações, e as ações de promoção que acontecerão durante a 34ª Exposição Nacional.

Além de um leilão de caráter filantrópico, com 40 lotes, a ser realizado dia 24 de julho de 2015, visando arrecadar fundos, ficou definido a realização de um bingo com premiação de uma joia oferecida pela Joalheria Ângela Alvim, para ajudar no projeto. Toda uma linha de produtos específicos do Marchadores pela Vida também vem sendo desenvolvida pela Boutique do Marchador visando a Nacional.

Representando a ABCCMM, participaram do encontro Cristine Baía, gerente Financeira, Elder Grossi, gerente de Relacionamento, Sorais Morais, responsável pela Boutique e Daniela Ibiapina, funcionária contratada para cuidar dos assuntos pertinentes ao projeto.

Os donativos para o Marchadores pela Vida irão beneficiar instituições que trabalham com tratamentos de recuperação de portadores de câncer e dependentes químicos. Para definir as instituições que serão contempladas já foi formada uma comissão específica.

MORMO

Restrições em decorrência

De acordo com Circular nº 28/2015, de 2 de abril de 2015, expedida pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), ocorrências de Mormo foram registradas em 18 estados da federação. São eles: Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe.

Diante disso, conforme o documento, o trânsito de equídeos procedentes destes estados para qualquer outra unidade da federação, bem como a participação deles em eventos hípicos realizados nestes mesmos estados estão condicionados à apresentação de exame negativo para doença dentro do prazo de validade e ausência de sinais clínicos.

MMTV

Programação de domingo

Os destaques do MMTV deste domingo (12/4) são: cobertura jornalística da Equitana/2015 (estande da ABCCMM e as novas tecnologias da feira), 26ª Herdeiros da Raça, 9º Interfazendas e prova Caminhos do Marchador em Itatiauçu/MG. Veja também: o leilão dos leilões da 34ª Nacional/2015.

PARQUE RURAL EM JUNDIAÍ (SP)

O Núcleo Bandeirantes comemora a aprovação da implantação de um parque municipal rural para Jundiaí (SP), pela prefeitura da cidade.

Representada pelos criadores Oswaldo Rocca, Alexandre Ludke e Waldemar Pellegrino, a diretoria da entidade recebeu a notícia em 8 de abril, após reunião com o secretário Municipal de Esporte da Prefeitura de Jundiaí e também associado, Cristiano Lopes.

Na ocasião, o secretário informou a aceitação do projeto técnico e planta edificacional em terreno que futuramente será cedido aos núcleos organizados do agronegócio.

Localizado no bairro Varjão, o parque terá acesso fácil com as principais rodovias da cidade.

CAVALGADA

Sítio Santa Rita

A 3ª Cavalgada do Sítio Santa Rita, em Toco do Moji (MG), será no sábado, 2 de maio de 2015. Os participantes sairão de Rancho Poeira da Estrada, às 10h. Durante a atividade, haverá sorteio de prêmios. Informações (35) 9804-5460.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta