Nasci com a marcha no sangue!!!

Desde novo, nas varandas das fazendas dos meus avós, tios e primos, ouço a história e as estórias do cavalo mangalarga.

Não me lembro quando comecei a montar, mas, a minha lembrança mais distante dos primeiros passos é no lombo de uma tordilha chamada Estrela.

Égua da raça da Fazenda Passa Tempo de Leopoldina, presente do aniversário de 1984, do meu querido avô Salviano Junqueira Ferraz, filha da melhor égua, Andorinha, castanha, e do Brasil, um cavalo da raça da Fazenda Herdade, do primo Dié.

Em 1986, meu pai, Pedro Augusto Junqueira Ferraz, adquiriu do famoso político José Bonifácio Andrada, a Fazenda Passa Três, no Município de Antônio Carlos, Minas Gerais.

A antiga Fazenda de 1788, que também pertenceu ao Inconfidente José Ayres Gomes, foi o local onde começamos, eu e meu pai, o sonho de criar cavalos Mangalarga Marchador.

Em 1986, meu pai se filiou à ABCCMM, utilizando o prefixo CABANGU e adquiriu do meu querido avô materno, José Ananias de Souza, o animal Álamo de Ananias, um neto de Herdade Jupiá.

Posteriormente, foi adquirido do Sr. Alcindo Vieira de Resende , o garanhão Gim do Cheyenne, filho de Ulano do Granito em Ramanita do Solarzinho, sendo, portanto, neto do famoso Herdade Teatro.

Também foram adquiridas éguas dos parentes do Sul de Minas, especialmente, na Fazenda do Espírito Santo, sufixo Porto, do querido primo José Carlos Junqueira, na Fazenda do Narciso, do querido primo Julinho e, na Terra Quebrada, do saudoso Sebastião Araújo.

Os cruzamentos sempre foram direcionados a se obter animais com beleza, andamento e funcionalidade, sobremaneira, para o atendimento das demais atividades agropecuárias das Fazendas Passa Três, São Pedro, Capetinga, Bocaina, Passa Tempo e Santa Helena.

Focados sempre na criação para a lida no campo, a grande parte dos produtos eram vendidos e nunca havíamos nos dedicado às pistas, apesar da notícia do sucesso de alguns animais em competições.

Em 2011, junto com a minha amada Camila, finalmente, resolvi plantar a semente guardada na alma. Filiei-me à ABCCMM e fundei o HARAS ALTER.

Lastreado na certeza da criação do cavalo para ser admirado e, sobremaneira, utilizado, adquiri de Eduardo e Soraya Saad, o garanhão Fabergé Capim Fino, um belo preto, filho do inquestionável Original do Passo Fino e da consagrada Champagne Capim Fino.

Bernardo Ananias Junqueira Ferraz

 

HA-3

Sede

A Histórica Fazenda Passa Três está sediada no Município Mineiro de Antônio Carlos, sendo seu melhor acesso pela cidade de Santos Dumont.

Ocupando uma área de 80 Hectares da Fazenda Bocaina, o Haras Alter tem seus piquetes formados com capim Mombaça e Tifton.


172
ha6IMG_2885

 

Baias

Todos os 10 piquetes possuem Instalação coberta com telhado colonial, coxos separados por baias, com espaço para volumoso, concentrado, mineral e água.

Além disso, existem 08 Baias de 16 metros quadrados, com coxos separados para volumoso, concentrado, mineral e água, tendo sido construídos com filtro para absorver qualquer umidade do solo. O haras conta com tronco para manejo, embarcador e laboratório para Transferência de embriões.


Estrutura2
Estrutura3Estrutura

 

HA-1

HA-4

Haras Alter

Para a equitação e treinamento, além das belas estradas da Serra da Matiqueira, foram construídas pistas de areia e o redondel. Próximo a uma área de convívio social, as instalações contam com a selaria, os armazéns de insumos e a farmácia.

Na filial de Carandaí, a estrutura do Haras conta com 20 hectares da Fazenda São Pedro, nos quais foram edificados 04 baias, 06 piquetes, pista e redondel, tudo, no mesmo padrão da sede. Para o manejo das matrizes, doadoras e receptoras, foram separados 100 hectares de pasto em Tifton nas Fazendas São Pedro e Bocaina.


IMG_2534
IMG_3174IMG_3954

 

Veterinário Responsável

Médico Veterinário: Rafael Guedes Goretti

Colaboradores

– Carlinhos | Evair | Fabiano