TecaO cavalo sempre teve uma relação bastante próxima com o homem, sendo um dos animais mais admirados! Sua inteligência, seus movimentos graciosos, expressão, olhar e principalmente sua magnitude, fazem com que não há nada mais belo do que contemplar os movimentos de um cavalo.

Para deixar seu cavalo ainda mais bonito, preparamos uma lista com algumas dicas de como manter um cavalo bonito e saudável!

Nunca guarde seu animal molhado!
Normalmente após o trabalho ou passeio, costuma-se banhar os cavalos, mas cuidado em colocá-lo na baia ainda molhado, pois isto pode causar problemas nos cascos ou até mesmo nos membros como: dermatites e podridão do casco.

Não corte totalmente a crina na região da fronte. 
Evite cortar totalmente a crina na região da fronte (cabeça). A crina ou topete desta região serve como proteção à insolação direta sobre cabeça, fato que pode prejudicar os cavalos que passam muitas horas ao sol.

Limpar diariamente os cascos 
Limpeza diária: Limpe diariamente os cascos do seu cavalo, uma simples prevenção pode evitar problemas seríssimos de manqueira. No mínimo duas vezes ao dia, removendo todo material acumulado na sola.
Manutenção periódica: Em animais que não usam ferradura, fazer casqueamento a cada 40 dias, nos animais ferrados fazer casqueamento e substituição a ferradura no mesmo período.

Piso adequado
Animais que trabalham em terrenos com muita pedra, há necessidade de ferrá-los à fim de proteger os cascos, promovendo maior conforto durante a atividade, em terrenos arenosos, uma manutenção periódica é suficiente, deve-se evitar terrenos com muita umidade, pois predispõem a fragilidade dos cascos.

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta