Dicas importantes para cuidar do seu cavalo

Assim como os cães e gatos, o cavalo é também um animal muito afetivo, mas não está presente intensamente na vida das pessoas, sendo que o contato com tal animal vem aumentando com a equoterapia, que nada mais é do que usar o cavalo para…

QUIROPRAXIA EM EQUINOS

A quiropraxia é um método de terapia manual que consiste na indução de um movimento vertebral substancial, geralmente além do movimento de extensão normal que ocorre durante a locomoção, através da aplicabilidade de forças controladas…

Como cuidar da crina e da cauda de seu cavalo

A maioria dos proprietários de cavalos quer deixá-los com uma cauda longa, saudável e bonita, mas isso requer alguns cuidados. Confira algumas técnicas que ajudarão nesta tarefa: 1- Cauda e crina saudável vem de uma alimentação adequada…

Produção de Conhecimento

A Nacional serviu como embasamento para três projetos de pesquisas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O primeiro, consiste em avaliar as propriedades das selas usadas no Mangalarga Marchador. De autoria da Gestora em Equinocultura,…

Rastreamento de equinos com Microchips

Os donos de equinos têm se preocupado cada vez mais com a identificação de seus animais, por isso, a prática de rastreamento por microchips tem sido considerada segura. No entanto, há pouca informação a respeito da capacidade de rastreamento…

Tratamento estratégico para equinos idosos

O envelhecimento é um processo natural. Assim como acontece com os humanos, para equinos significa diminuição da força e da flexibilidade. A habilidade do organismo em lidar processos infecciosos também diminui, e, em contrapartida, injúrias…

Flap de terceira pálpebra em equinos

Uma boa técnica cirúrgica oftálmica somada a um correto tratamento clínico é essencial para o tratamento e resolução de algumas patologias oculares em equinos. A terceira pálpebra, também conhecida como membrana nictante, é frequentemente…

Esporte na Nacional

Esporte é adrenalina, paixão, é Mangalarga Marchador! Na 37ª edição da Exposição Nacional, o esporte não vai ficar de fora do Resenha do Marchador. A repórter, Aline Perucci vai estar na pista de areia trazendo todas as emoções,…

Cavalos entediados

O ato de comer outros materiais que não sejam alimentos é conhecido como “pica” ou apetite depravado. No caso de ingestão de fezes, muito comum em cavalos estabulados, o nome dado é coprofagia. Considerando que o hábito natural dos…

Exodontia em equinos

Introdução A odontologia é uma área de extrema importância na saúde e bem estar dos equinos, porém, na prática ainda existe um elevado grau de negligência, fazendo com que muitos desses animais sofram de distúrbios odontológicos…